Newsletter
2 de janeiro de 2024
TRF da 2ª Região segue atuando para aprimorar sua especialização em PI
Uma informação positiva veio no apagar das luzes do expediente forense de 2023. O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargador Federal Guilherme Calmon, assinou a Resolução nº. 70/23, a qual determina a criação, no início de 2024, de duas novas turmas especializadas em matéria previdenciária e de assistência social: a 9ª e a 10ª turma.
Com a criação de tais turmas, os processos das 1ª e 2ª turmas referentes à matéria previdenciária e de assistência social serão absorvidos pelos novos órgãos. De acordo com o Exmo. Presidente, a criação de tais turmas tem como principal objetivo garantir a celeridade processual em casos que envolvem idosos e pessoas com doenças graves.
Por consequência, as atuais 1ª e 2ª turmas da Corte, que já detinham competência para julgar casos atinentes à propriedade intelectual, poderão aprimorar, ainda mais, suas decisões, trazendo maior previsibilidade em seu entendimento e uniformidade da jurisprudência da Corte, sendo esperado, ainda, um impacto positivo na celeridade dos processos que tramitam em referidas turmas.
Assim, com a criação dessas novas duas turmas, o TRF-2 passará a ter dez turmas especializadas, sendo as 1ª e 2ª Turma especializadas em matéria penal e propriedade intelectual, as 3ª e 4ª Turmas especializadas em matérias tributárias, as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Turmas especializadas em matérias de direito administrativo e conselhos profissionais e as duas novas turmas, 9ª e 10ª especializadas em matéria previdenciária e de assistência social.
Para desdobramentos, detalhes adicionais, conteúdo relacionados à propriedade intelectual e industrial, sobretudo eventuais questionamentos a respeito da especialização das varas no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, não hesite em nos contatar por e-mail: mail@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
11 de novembro de 2024
ANPD inicia tomada de subsídios para regulamentação de Inteligência Artificial e proteção de dados
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) inaugurou, em 6 de novembro, a Tomada de Subsídios voltada ao desenvolvimento de diretrizes … ANPD inicia tomada de subsídios para regulamentação de Inteligência Artificial e proteção de dados
5 de novembro de 2024
INPI muda entendimento sobre o registro de “slogans” como marca
Em um encontro com os usuários, promovido no dia 30 de outubro de 2024, o INPI anunciou que mudará sua interpretação do … INPI muda entendimento sobre o registro de “slogans” como marca
24 de setembro de 2024
CNPQ define as diretrizes de Propriedade Intelectual aplicáveis a invenções que financiou
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em 20/09/2024, através da Portaria CNPQ n° 1.935 (“Portaria”), definiu as regras de … CNPQ define as diretrizes de Propriedade Intelectual aplicáveis a invenções que financiou