Por Fernanda Magalhães
10 de novembro de 2022
Projeto de Lei cria Marco Legal da Indústria de Jogos Eletrônicos no Brasil
O Projeto de Lei busca regulamentar as etapas de criação, desenvolvimento, importação, comercialização dos jogos eletrônicos e a prestação dos serviços de entretenimento vinculados aos jogos de fantasia, além de prever incentivos tributários ao setor de desenvolvimento e produção dos jogos. O PL ainda estabelece definição formal para “jogos eletrônicos” distinguindo-os dos chamados “jogos de fantasia”. Vejamos:
- Jogos Eletrônicos: programa de computador que contenha elementos gráficos e audiovisuais, nos termos da Lei de Software brasileira com fins lúdicos, em que o usuário controle a ação e interaja com a interface; dispositivo central e acessórios, para uso privado ou comercial, especialmente dedicados a executar jogos eletrônicos; e software para aplicativo de celular e/ou página de internet desenvolvido com o objetivo de entretenimento com jogos de fantasia, excluídos expressamente de tal definição as máquinas “caça-níqueis” e demais jogos de azar.
- Jogos de Fantasia: disputas ocorridas em ambiente virtual, a partir do desempenho de atletas em eventos esportivos reais, nas quais (a) sejam formadas equipes virtuais cujo desempenho dependa eminentemente do conhecimento, da estratégia e das habilidades dos usuários; (b) regras sejam preestabelecidas, inclusive sobre existência de eventual premiação de qualquer espécie; (c) valor da premiação independa da quantidade de participantes ou do volume arrecadado com a cobrança das taxas de inscrição; e (c) resultados não decorram de placar ou de atividade isolada de um único atleta ou de uma única equipe em competição real.
Outros importantes aspectos do PL tocam a expressa previsão quanto a promoção de eventos de disputas que envolvam usuários de jogos eletrônicos e dos jogos de fantasia (os chamados E-Sports), e a atribuição dada ao Estado de apoio à formação de capital humano para a indústria, por meio de incentivos à criação de oficinas e cursos de especialização, o que demonstra a intenção legislativa de desenvolvimento de uma indústria de games nacional.
Com a aprovação da Câmara dos Deputados, o Projeto foi encaminhado em 20 de outubro para análise do Plenário do Senado Federal e, caso aprovado, será remetido à Presidência da República para sanção ou vetos.
Nossa equipe de Direito do Marketing & Entretenimento está à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre o tema, através do e-mail mkt&ent_law@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias por Fernanda Magalhães
23 de outubro de 2024
Kasznar Leonardos estará no 2024 Leadership Meeting da INTA
Nossos sócios Rafael Lacaz Amaral, Flávia Benzatti Tremura Polli Rodrigues e Fernanda Magalhães representarão o Kasznar Leonardos no 2024 Leadership Meeting da … Kasznar Leonardos estará no 2024 Leadership Meeting da INTA
18 de outubro de 2024
Bets começam a abordar responsabilidade como temática de suas campanhas publicitárias
Nossa sócia Fernanda Magalhães foi convidada pelo Meio & Mensagem para analisar a nova tendência “responsável” da publicidade de empresas de bets. … Bets começam a abordar responsabilidade como temática de suas campanhas publicitárias
2 de outubro de 2024
STJ: Bar “Do Leme ao Pontal” não precisa indenizar espólio de Tim Maia
Em entrevista concedida ao Valor Econômico, nossa sócia Fernanda Magalhães comentou a decisão do STJ sobre o registro da marca “Do Leme … STJ: Bar “Do Leme ao Pontal” não precisa indenizar espólio de Tim Maia