Notícias

Sztartup Desk

3 de outubro de 2022

  • Kasznar Leonardos

O que é uma fintech? Conheças as principais do país

Lembra quando precisávamos enfrentar filas em bancos para pagar contas, pedir um empréstimo ou transferir dinheiro? Hoje, graças às fintechs, conseguimos fazer tudo isso apenas utilizando um smartphone.

Unindo tecnologia com serviços financeiros, as fintechs fizeram uma verdadeira revolução no mercado financeiro.

Mas como as fintechs funcionam? Quais serviços elas oferecem? E como elas estão mudando a maneira de administrar nosso dinheiro?

 

O que são fintechs?

O termo fintech é formado pela combinação de duas palavras: financial + technology. Em tradução livre – Tecnologia Financeira.

Fintechs são startups que têm como objetivo trazer inovações para o mercado financeiro, utilizando a tecnologia como principal diferencial e têm grande capacidade para a criação de novos modelos de negócios.

Sua área de atuação é online, por meio de plataformas digitais e oferecem serviços inovadores relacionados ao setor financeiro.

Em sua grande maioria, permitem que seus clientes controlem todo tipo de transação bancária através de seus smartphones.

 

Quais serviços as fintechs oferecem?

Hoje em dia, a quantidade de empresas financeiras 100% digitais que oferecem soluções inovadoras no mercado financeiro não param de crescer.

As fintechs realizaram uma verdadeira transformação na maneira como nos relacionamos com dinheiro. Elas oferecem uma grande variedade de serviços, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Os serviços mais comuns oferecidos não diferem muito dos que encontramos nos bancos tradicionais: empréstimos, cartão de crédito, seguros, conta digital, sistemas de pagamentos, financiamentos, entre outros.

Já alguns serviços são bem diferenciados, como plataformas onde o cliente consegue administrar seu dinheiro de forma mais clara, ou até mesmo onde outros usuários – e não agências bancárias – podem oferecer empréstimos entre pessoas (em países onde essa atividade é permitida).

Mas seu principal diferencial, é dado na experiência do usuário. As fintechs oferecem recursos tecnológicos que reduzem a burocracia, proporcionando praticidade, interface intuitiva que facilita seu uso, entre outras facilidades atrativas.

 

Qual a vantagem de uma fintech para o mercado?

Como já citado acima, elas oferecem soluções financeiras inovadoras, menos burocráticas, fáceis de usar, proporcionando uma experiência de sucesso para os usuários (na maioria dos casos). Além de fornecerem outros benefícios como por exemplo, conta sem taxa de mensalidade e cartão de crédito sem anuidade.

Isso é possível graças a tecnologia, como são empresas nascidas e focadas no digital, não necessitam de grandes espaços físicos, tornando seus custos bem menores. Assim, conseguem oferecer serviços livres de taxas e um rápido crescimento.

Outros benefícios importantes das fintechs é que elas criam concorrência de mercado, o que traz aumento na eficiência das empresas, mais agilidade nas transações e mais inovação.

 

Como saber se a fintech é segura?

Tanto no Brasil, como na maioria dos países, o sistema financeiro é acompanhado de forma rigorosa pelo governo.

Uma das principais instituições que regula esse mercado e faz o monitoramento das atividades do setor financeiro é o Banco Central (Bacen). Quando empresas desenvolvem novos serviços para o setor, é necessário que sigam regras e normas específicas do Bacen. E isso também se aplica às fintechs.

Como são relativamente novas, algumas dessas empresas podem não ser tão conhecidas do público em geral, causando insegurança. Para saber se ela realmente existe, é possível realizar uma consulta no site do Banco Central pelo CNPJ ou nome da empresa. Para acessar, basta clicar aqui.

 

Algumas das principais fintechs brasileiras

 

Nubank

No mercado desde 2013, é pioneiro no setor de serviços financeiros e ficou conhecido graças ao seu cartão de crédito digital e sem taxas.

Méliuz

Precursora no conceito cashback que traz uma proposta diferenciada dos programas de fidelidade.

GuiaBolso

O aplicativo busca unificar contas e cartões de crédito em um único lugar, fazendo uma análise dos dados e indicando os melhores produtos financeiros para cada perfil.

QuintoAndar

A empresa atua nas duas vertentes da locação de imóveis, auxiliando tanto o proprietário a alugar seu imóvel, quanto quem está à procura.

Tudo é feito online e o QuintoAndar ainda garante o pagamento do aluguel, excluindo a necessidade de um fiador.

XP Investimentos

Em busca de se tornar a maior fintech do mundo, a XP está no mercado há 18 anos e tem 1,7 milhão de clientes ativos. É uma das maiores corretoras independentes do país.

Ainda ficou com alguma dúvida? Fale agora com o time da Sztartup Desk! Somos uma equipe de profissionais especializados prontos para sermos a sua consultoria e darmos o melhor resultado para seus negócios! Fale agora conosco!

Voltar

Últimas notícias relacionadas

21 de agosto de 2023

Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas

Em vigência desde 23 de outubro de 2022, a Lei nº 14.451 foi responsável por alterar os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil, cujas disposições versavam sobre os quóruns de deliberação dos sócios nas sociedades limitadas brasileiras. A nova lei alterou os quóruns de decisão em matérias como a modificação do Contrato Social destituição Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    14 de março de 2023

    Qual a importância do networking para Startups?

    O mercado de Startups é conhecido por ter bastante ligação com o investimento e principalmente pela presença de investidores anjo que auxiliam a empresa crescer por meio da injeção de capital. Cl. Você já parou para pensar, como é possível que esses investidores conheçam essas Startups? E ainda depois disso, como acontece para que elas Qual a importância do networking para Startups?

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    7 de março de 2023

    Modelo híbrido e as Startups

    O modelo híbrido tem se mostrado como uma alternativa promissora para a nova realidade das empresas, que precisam exercer suas atividades, mas sem ter tantos custos de manutenção. Essa pode ser uma nova realidade interessante, tanto para o empresário, quanto para o colaborador. O mercado de trabalho está em constante mudança e aprimoramento. E dentre Modelo híbrido e as Startups

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia
    plugins premium WordPress