Notícias

Análises

O jogo além do futebol: MorumBIS e a revolução dos naming rights

É oficial! A Mondelēz Brasil, detentora da marca BIS, anunciou o acordo com o São Paulo Futebol Clube pelos naming rights do estádio do Morumbi pelos próximos três anos. Durante esse período, o estádio será chamado de MorumBIS. Nossa sócia Flávia Tremura e o advogado Bruno Luiz explicam o caso!

Com o acordo, o São Paulo passa a integrar o grupo de times nacionais de futebol que comercializaram os naming rights de seus estádios, como o Palmeiras (Allianz Parque) e o Corinthians (Neo Química Arena).

Mas o que são naming rights? É uma estratégia publicitária, geralmente no segmento esportivo, que envolve a escolha do nome de um local, objeto ou evento por um período determinado. O proprietário do ativo recebe benefício financeiro, enquanto o detentor do direito de nomeação ganha visibilidade e reforça seu posicionamento no mercado.

Essa estratégia já é comum no futebol europeu, como se observa nos estádios do Arsenal (Emirates Stadium), Manchester City (Etihad Stadium) e Brighton (AMEX Stadium). No Brasil, apesar de ganhar força, os naming rights já são a terceira maior fonte de renda dos clubes, após patrocínios nos uniformes e contratos de material esportivo.

O acordo entre São Paulo e Mondelēz Brasil ocorre pouco antes do marco de 100 anos do que é considerado o primeiro contrato de naming rights, assinado em 1926 nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre naming rights e outros temas relacionados ao registro e potencialização de sua marca, entre em contato conosco em mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

20 de novembro de 2024

Kasznar Leonardos produz revista em celebração ao Dia da Consciência Negra

Hoje, celebramos o Dia da Consciência Negra. Para resgatar um dos maiores símbolos culturais desse povo, preparamos um material especial sobre a Kasznar Leonardos produz revista em celebração ao Dia da Consciência Negra

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    1 de novembro de 2024

    Não é apenas o piloto que precisa de proteção: o direito marcário na F1

    Neste final de semana acontecerá o Grande Prêmio de São Paulo. Estima-se que mais de 90 mil pessoas, por dia, irão ao Não é apenas o piloto que precisa de proteção: o direito marcário na F1

    Ler notícia

    6 de setembro de 2024

    Bioinsumos da Amazônia: Oportunidades Inexploradas

    A Amazônia, com sua rica biodiversidade, esconde um enorme potencial em bioinsumos, um tesouro que o Brasil ainda não aproveitou plenamente. Atualmente, Bioinsumos da Amazônia: Oportunidades Inexploradas

    Ler notícia
    plugins premium WordPress