Por Felipe de Araújo Monteiro
6 de julho de 2023
Novidades à vista? Audiência Pública discute novos pontos para o ecossistema de startups do Brasil
Ocorreu ontem (05.07.2023) uma Audiência Pública para a discussão de propostas de modernização do Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/21), realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal.
Esta Lei foi responsável por estabelecer os princípios, diretrizes e regras para a atuação da administração pública no ecossistema de Startups, bem como apresentar medidas de fomento ao ambiente de Startups.
Desde a promulgação do Marco Legal das Startups, em agosto de 2021, o cenário de empresas inovadoras experimentou diferentes mecanismos e benefícios ofertados pela lei como, por exemplo, o desenvolvimento de Contratos Públicos para Solução Inovadora (CPSI) ou até mesmo o desenvolvimento de atividades em ambiente regulatório experimental adotado por alguns órgãos e entidades da administração pública.
No entanto, considerando o dinamismo do ecossistema inovador, o cenário atual demonstra a necessidade de adaptação dos mecanismos e benefícios concedidos, bem como a inclusão de novos mecanismos de fomento que não foram atendidos pela legislação.
Ao longo de suas exposições, os convidados da Audiência Pública discutiram sobre a constante saída de empreendedores, investidores e profissionais intelectualmente capacitados do país, que escolhem outros países, que possuem um ambiente mais favorável, para desenvolverem os projetos, processo esse notavelmente conhecido e denominado como fuga de cérebros. Segundo eles, o motivo principal dessa busca por oportunidades no estrangeiro ocorre pelo difícil cenário enfrentado para a divulgação e criação de produtos e processos inovadores no Brasil, que decorre da ausência de incentivos fiscais e a alta carga tributária enfrentada em rodadas de investimentos e lançamento de produtos e processos.
Nessa perspectiva, foram apresentadas algumas medidas que visam gerar incentivos, dentre elas: a possibilidade de Startups optantes pelo Simples Nacional se enquadrarem como Sociedades Anônimas, e a redução da carga tributária, tanto para os investidores, quanto para as próprias Startups.
Além disso, a Audiência Pública demonstrou que a ausência de regras transparentes gera a pouca usabilidade e aplicabilidade, no cenário brasileiro, de instrumentos relevantes como, por exemplo, os contratos de Vesting e Stock Options e Contratação de Soluções Inovadoras. Os primeiros são responsáveis por incentivar que profissionais talentosos continuem participando de Startups e projetos inovadores mediante a possibilidade de adquirir participação societária nas Startups que trabalham, enquanto a Contratação de Soluções Inovadoras viabiliza a relação entre entidades públicas e Startups, de modo eficiente.
A Contratação de Soluções Inovadoras, como explica o Senador Rodrigo Cunha, continua sendo um motivo de receio para os Municípios, que sofrem com o medo de responsabilização pela ausência de explicações sobre a norma, sendo necessário trazer, de forma mais detalhada, o funcionamento dessa modalidade.
A partir da exposição realizada, é possível perceber que a atualização do Marco Legal de Startups será inevitável para garantir o desenvolvimento e aumento da competitividade em um mercado que se moderniza constantemente. Contudo, é importante que as mudanças ocorram conforme a motivação principal desse mecanismo, qual seja desburocratizar processos e fomentar o crescimento do ecossistema de Startups no Brasil.
Caso deseje ser informado(a) de outros desdobramentos dessa questão e/ou necessite de qualquer auxílio ou esclarecimento, não hesite em nos contatar pelo e-mail felipe.monteiro@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias por Felipe de Araújo Monteiro
11 de novembro de 2024
ANPD inicia tomada de subsídios para regulamentação de Inteligência Artificial e proteção de dados
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) inaugurou, em 6 de novembro, a Tomada de Subsídios voltada ao desenvolvimento de diretrizes … ANPD inicia tomada de subsídios para regulamentação de Inteligência Artificial e proteção de dados
22 de outubro de 2024
Sócio Felipe Monteiro estará presente no Web Summit Lisboa
Nosso sócio Felipe Monteiro estará presente no Web Summit que ocorrerá em Lisboa, entre os dias 11 e 14 de novembro. O … Sócio Felipe Monteiro estará presente no Web Summit Lisboa
14 de outubro de 2024
Sócio Felipe Monteiro estará na 8ª edição do Corporate Venture in Brasil
Nosso sócio Felipe Monteiro marcará presença na 8ª edição do “Corporate Venture in Brasil”, que será realizada em São Paulo, nos dias … Sócio Felipe Monteiro estará na 8ª edição do Corporate Venture in Brasil