Notícias

Por Luciana Yumi Hiane Minada

Machado de Assis em inglês: as nuances entre as traduções e o Domínio Público

É do Brasil! Recentemente, a Tik-Toker Courtney Hennin Novak (@courtneyhenningovak) viralizou nas redes por sua reação a Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em sua mais recente – e esgotada! – tradução para o inglês. O clássico, publicado originalmente em 1880, em capítulos, na Revista Brasileira, e, em seguida, em formato de livro, está em domínio público no Brasil e o texto original pode ser acessado gratuitamente. Nossa sócia Luciana Minada e a advogada Eduarda Trindade explicam como funciona o domínio público.

No Brasil, a lei que trata dos direitos autorais é a Lei n. 9.610/98, e prevê o prazo de 70 anos contados da morte do autor para a entrada de obras literárias em domínio público, a partir de quando os titulares do direito não podem mais reclamar compensação financeira pelo uso da obra, sendo possível a comercialização, adaptação, tradução, e criação de obras derivadas por qualquer pessoa.

Desde 2004, o Governo Federal alimenta o portal Domínio Público (dominiopublico.bom.br), que funciona como biblioteca digital de conteúdo em domínio público para incentivar a leitura e proporcionar acesso à cultura de forma gratuita e simplificada. O acervo inclui, além da obra completa de Machado de Assis, vasto conteúdo em imagem, vídeo, som e texto.

Mas atenção! A versão em inglês, que abalou as redes, é, essencialmente, uma obra “nova”. Isso significa que, apesar do texto original do clássico estar em domínio público, a tradução de autoria de Flora Thomson-DeVeaux está protegida ainda até 70 anos após a sua morte. No relato da tradutora para a Revista Piauí detalhando o processo para adaptar o texto para o inglês, podemos compreender o trabalho, tempo, e expertise envolvidos nessa empreitada e entendemos o motivo da legislação brasileira estender a proteção de criações autorais às traduções.

Se quiser saber mais sobre Direitos Autorais ou outros assuntos relacionados à Propriedade Intelectual, não hesite em contatar nosso time pelo e-mail mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias por Luciana Yumi Hiane Minada

1 de outubro de 2024

Kasznar Leonardos participou da 38ª Conferência Anual do MARQUES

Nossas sócias Flávia Tremura e Luciana Minada participaram nesse mês da 38ª Conferência Anual do MARQUES, associação europeia que representa os interesses Kasznar Leonardos participou da 38ª Conferência Anual do MARQUES

Ler notícia

17 de setembro de 2024

Deus Ex Machina vence no TRF-2 disputa por marca

Nossa sócia Luciana Minada foi convidada pelo portal Valor Econômico sobre a disputa judicial que reconheceu o direito de marca à empresa Deus Ex Machina vence no TRF-2 disputa por marca

Ler notícia

6 de setembro de 2024

Kasznar Leonardos marcará presença na 38ª Conferência Anual do MARQUES

Nossas sócias Flávia Benzatti Tremura Polli Rodrigues e Luciana Minada estarão presentes na 38ª Conferência Anual do MARQUES, que ocorrerá em Estocolmo, Kasznar Leonardos marcará presença na 38ª Conferência Anual do MARQUES

Ler notícia
plugins premium WordPress