Newsletter
25 de junho de 2024
Lançamento do Programa Selo Verde Brasil para Certificação de Produtos e Serviços Sustentáveis
Na última terça-feira, dia 18 de junho de 2024, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o Programa Selo Verde Brasil, por meio do Decreto 12.063/2024. A iniciativa visa criar uma estratégia nacional para a normalização e certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a requisitos sustentáveis, a serem definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os critérios que poderão ser incluídos estão a rastreabilidade da produção, pegada de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos e serviços brasileiros, aumentar a sustentabilidade nas cadeias produtivas e ampliar a competitividade no mercado interno e externo. Com a instituição do Selo Verde Brasil, de adesão voluntária, o país demonstra que continua investindo na estratégia em desenvolver produtos e serviços com menor impacto socioambiental, para fortalecer a economia verde, incentivar a inovação e a economia circular, assim como ampliar o acesso e aumentar a atratividade de atores e mercados internacionais.
O Selo Verde Brasil será desenvolvido em consonância com padrões nacionais e internacionais, assegurando a reciprocidade, a cooperação regulatória e o reconhecimento mútuo com outros países. A primeira norma técnica do programa está prevista para ser publicada até o primeiro semestre de 2025.
O programa também oferecerá assistência técnica e capacitação para que as empresas participantes possam adaptar seus processos produtivos aos novos critérios de sustentabilidade, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A criação da estratégia nacional para a normalização e a certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a requisitos sustentáveis e a futura implementação do Selo Verde Brasil representam avanços significativos não apenas na transparência e na sustentabilidade do mercado brasileiro, mas também na abertura de portas a novos mercados internacionais, contribuindo para a inovação e a economia verde global.
Seguimos acompanhando as novidades junto ao MDIC e estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos adicionais por meio do e-mail: mail@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
26 de dezembro de 2024
INPI atualiza critérios para recebimento de requerimentos de PPH em 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou critérios atualizados para recebimento de requerimentos de PPH em 2025 por meio da Portaria … INPI atualiza critérios para recebimento de requerimentos de PPH em 2025
23 de dezembro de 2024
Justiça brasileira proíbe cobrança de royalties por tecnologia em domínio público
No último dia de funcionamento do Poder Judiciário antes do recesso forense (período em que os prazos judiciais ficam suspensos e em … Justiça brasileira proíbe cobrança de royalties por tecnologia em domínio público
12 de dezembro de 2024
Novas Regras para o Programa Patent Prosecution Highway (PPH) no Brasil
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou modificações no Programa Patent Prosecution Highway (PPH) por meio da Portaria 48/2024, publicada na … Novas Regras para o Programa Patent Prosecution Highway (PPH) no Brasil