Notícias

Sztartup Desk

18 de março de 2021

  • Kasznar Leonardos

Como estruturar um contrato de fornecimento?

Confira o que não pode faltar na hora de criar esse documento tão importante.

O fornecedor é um parceiro direto da sua empresa; é ele que fornece determinados produtos ou serviços essenciais para as atividades da sua startup. Caso o fluxo com fornecedores não esteja integralizado com a atividade da sua empresa ou caso um fornecedor falte com as suas obrigações, os resultados podem ser desastrosos para o seu negócio.

Justamente por isso, estabelecer um contrato de fornecedores claro e direto garante que ambas as partes mantenham uma relação saudável e duradoura.

A característica mais importante desse tipo de contrato é a continuidade da relação entre as empresas por um período estabelecido. Isso é fundamental para que a empresa contratante possa garantir que o fornecimento não seja interrompido, seguindo os padrões preestabelecidos entre as partes.

Confira abaixo nosso checklist com elementos fundamentais para o seu contrato com fornecedores:

 

Homologação de fornecedores

Um processo de gestão de fornecedores mais robusto pode garantir mais qualidade e eficiência nos resultados da sua empresa. Para isso, precisamos de uma etapa anterior à assinatura do contrato.

A homologação de fornecedores é o processo que valida a empresa candidata a fornecedora por suas capacidades econômicas, fiscais, produtivas e legais de manter o acordo estabelecido. Isso evita que ocorram situações de fraude no fornecimento, por exemplo.

Nessa etapa, geralmente desenvolvem-se atividades como a verificação da empresa na internet, a sua operação física, a checagem com órgãos fiscais e governamentais, entre outras ações.

 

Direitos e deveres das duas partes

Definir previamente os direitos e deveres de uma relação empresarial é etapa essencial de todo e qualquer contrato. E, no caso de contratos de fornecimento, além da definição da entrega do produto ou do serviço contratado, devem ser indicadas também as condições ideais em que o produto ou serviço será entregue.

Uma questão extremamente importante é o estabelecimento de um prazo de duração dos contrato. Ou seja, a vigência dessa relação entre as duas empresas.

Outros itens essenciais a serem incluídos são:

  • Quando, onde e como os produtos e/ou serviços serão desenvolvidos ou entregues.
  • Quem (cargo ou setor da empresa) será o responsável por avaliar o produto e/ou serviço.
  • Formas e prazos de pagamento.
  • Questões de propriedade intelectual e confidencialidade.

 

Perdas e danos – Multas e sanções

Como a entrega de um fornecedor é parte fundamental do funcionamento da empresa contratante, caso haja inadimplência ou abandono de sua parte, as atividades da empresa poderão sofrer altos danos. Por isso, no contrato deve ser exigido não apenas um retorno financeiro pelos produtos ou serviços não entregues, mas também um ressarcimento pelas perdas e danos caso ocorra algum problema no desenvolvimento das atividades previstas no contrato.

A multa deve ser proporcional ao escopo do contrato, de modo a garantir a equidade na relação entre as partes, bem como o comprometimento destas, dado que uma relação contratual funciona baseando-se na lei criada entre as partes.

Da mesma forma, o contrato deve prever uma punição ao contratante que não pagar o fornecedor como combinado, definindo claramente os direitos e deveres de ambas as partes.

E quando o contrato chegar ao fim?

É preciso atentar-se ao período de encerramento do contrato para definir antecipadamente a estratégia comercial e jurídica para, assim, terminar ou renovar o vínculo. Desse modo, as chances de que a transição seja eficiente e tranquila aumentam, e a sua empresa mitiga o risco de que seus clientes sejam afetados pela renovação ou troca de fornecedores.

Na hora de encerrar ou renovar o seu contrato, não se esqueça de anexar o antigo documento. Armazene-o com as devidas assinaturas, deixando-o sempre à mão caso uma futura discussão inesperada sobre este caso aconteça.

Na hora de formular diversos tipos de contratos para a sua empresa, incluindo os de fornecedores, conte com a experiência do Sztartup Desk.

Voltar

Últimas notícias relacionadas

21 de agosto de 2023

Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas

Em vigência desde 23 de outubro de 2022, a Lei nº 14.451 foi responsável por alterar os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil, cujas disposições versavam sobre os quóruns de deliberação dos sócios nas sociedades limitadas brasileiras. A nova lei alterou os quóruns de decisão em matérias como a modificação do Contrato Social destituição Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    14 de março de 2023

    Qual a importância do networking para Startups?

    O mercado de Startups é conhecido por ter bastante ligação com o investimento e principalmente pela presença de investidores anjo que auxiliam a empresa crescer por meio da injeção de capital. Cl. Você já parou para pensar, como é possível que esses investidores conheçam essas Startups? E ainda depois disso, como acontece para que elas Qual a importância do networking para Startups?

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    7 de março de 2023

    Modelo híbrido e as Startups

    O modelo híbrido tem se mostrado como uma alternativa promissora para a nova realidade das empresas, que precisam exercer suas atividades, mas sem ter tantos custos de manutenção. Essa pode ser uma nova realidade interessante, tanto para o empresário, quanto para o colaborador. O mercado de trabalho está em constante mudança e aprimoramento. E dentre Modelo híbrido e as Startups

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia
    plugins premium WordPress