Notícias

Sztartup Desk

8 de abril de 2021

  • Kasznar Leonardos

Cibersegurança: protegendo os dados da sua empresa

Saiba quais são os maiores desafios da área e boas práticas para proteger suas informações

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que mudar sua estrutura de trabalho, adotando o modelo home office. Entretanto, o trabalho remoto traz uma série de questões relacionadas à segurança da rede e dos dados do seu negócio.

O drástico aumento do número de ciberataques, no último ano, é um sintoma da nova realidade. As invasões a sistemas corporativos no país subiram 330% entre fevereiro e abril de 2020. No entanto, o nosso país já apresentava estatísticas preocupantes: éramos a quarta nação mais afetada por ataques cibernéticos, segundo pesquisa feita pela Kaspersky.

A proteção de dados, pessoais ou corporativos, é um assunto vital. O surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma clara consequência dessa preocupação. Porém, o que as empresas podem fazer para garantir a segurança dos dados que operam?

Preparamos uma lista com pontos de atenção, citados por Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM e especialista em cibersegurança, em entrevista ao Distrito.

 

Cultura Interna

Uma boa segurança de dados começa com a conscientização de seus funcionários. Realizar treinamentos constantes com os colaboradores permite que eles saibam identificar possíveis problemas de segurança e quem notificar, em caso de emergência.

Reforçar a comunicação sobre condutas seguras e orientar sobre como evitar ataques é fundamental. Atividades de risco, como utilizar o computador da empresa para fins pessoais, compartilhar o aparelho com outras pessoas e revelar senhas, devem ser evitadas a todo o custo.

 

Crescimento da Cibercriminalidade

Com o avanço tecnológico, surgem também os ataques cibernéticos, cada vez mais sofisticados e simples de serem feitos. Essa soma de fatores fez com que o ecossistema do crime crescesse exponencialmente e, por isso, é necessário estar sempre atento.

Os cibercriminosos têm explorado o medo da pandemia para criar campanhas de ataques, especialmente de engenharia social. Informações sobre o coronavírus são utilizadas como gancho para disseminar arquivos e links de sites desconfiáveis. Além disso, tentativas de golpes para sequestro de dados, os chamados ransomware, também estão cada vez mais comuns.

 

Monitoramento e Estratégia de Proteção

Apesar de a maior parte das empresas possuir um programa formal de cibersegurança, elas ainda não contam com uma equipe de monitoramento dedicada e constante 24 horas por dia. Isso gera um ambiente digital sem monitoramento ou resposta aos incidentes à noite, aos finais de semana e feriados.

Com times enxutos de cibersegurança, é mais difícil ter uma resposta rápida e eficiente frente aos ataques e violações externas. É essencial que gestores de tecnologia tenham uma boa visibilidade da infraestrutura e definam uma estratégia de proteção sólida para evitar problemas no futuro.

 

Voltar

Últimas notícias relacionadas

21 de agosto de 2023

Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas

Em vigência desde 23 de outubro de 2022, a Lei nº 14.451 foi responsável por alterar os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil, cujas disposições versavam sobre os quóruns de deliberação dos sócios nas sociedades limitadas brasileiras. A nova lei alterou os quóruns de decisão em matérias como a modificação do Contrato Social destituição Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    14 de março de 2023

    Qual a importância do networking para Startups?

    O mercado de Startups é conhecido por ter bastante ligação com o investimento e principalmente pela presença de investidores anjo que auxiliam a empresa crescer por meio da injeção de capital. Cl. Você já parou para pensar, como é possível que esses investidores conheçam essas Startups? E ainda depois disso, como acontece para que elas Qual a importância do networking para Startups?

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia

    7 de março de 2023

    Modelo híbrido e as Startups

    O modelo híbrido tem se mostrado como uma alternativa promissora para a nova realidade das empresas, que precisam exercer suas atividades, mas sem ter tantos custos de manutenção. Essa pode ser uma nova realidade interessante, tanto para o empresário, quanto para o colaborador. O mercado de trabalho está em constante mudança e aprimoramento. E dentre Modelo híbrido e as Startups

  • Kasznar Leonardos
  • Ler notícia
    plugins premium WordPress