Notícias

Por Priscila Mayumi Kashiwabara

Câmara dos Deputados aprova adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste

No dia 27 de novembro de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 466/2022, que trata da adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste sobre o Reconhecimento Internacional do Depósito de Micro-organismos para Efeitos do Procedimento em Matéria de Patentes. O projeto segue agora para o Senado, onde também precisa ser aprovado.

O Tratado de Budapeste, já ratificado por cerca de 80 países, visa facilitar o processo de patenteamento de invenções que envolvem micro-organismos. Atualmente, um dos requisitos para a proteção de uma patente é a descrição completa da invenção, de forma que terceiros possam reproduzi-la após o fim do período de proteção. No entanto, quando a invenção utiliza material biológico, como micro-organismos, a descrição escrita pode ser insuficiente.

Nesses casos, o Tratado de Budapeste permite que o depósito do material biológico em uma única Autoridade Depositária Internacional (IDA) seja reconhecido por todos os países signatários, eliminando a necessidade de depósitos múltiplos e reduzindo custos para os inventores.

Com a adesão ao Tratado, o Brasil poderá ter suas próprias IDAs, o que facilitará ainda mais o processo para os inventores brasileiros. Atualmente, a única IDA na América do Sul está localizada no Chile. A possibilidade de termos IDAs no Brasil trará diversas vantagens, como redução de custos e burocracia, segurança jurídica e incentivo à inovação.

A aprovação do PDL 466/2022 representa um passo importante para o desenvolvimento de inovação no país.

Acompanhe nossas redes para saber mais detalhes sobre a adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste e fique à vontade para consultar o nosso time de especialistas no e-mail mail@kasznarleonardos.com.

Voltar

Últimas notícias por Priscila Mayumi Kashiwabara

15 de abril de 2025

Senado Federal aprova Projeto de Lei que amplia o prazo de proteção de cultivares, mas ainda deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados

O Senado Federal aprovou um projeto de lei (PLS nº 404/2018) que amplia o período de proteção de novas variedades vegetais (cultivares). Senado Federal aprova Projeto de Lei que amplia o prazo de proteção de cultivares, mas ainda deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados

Ler notícia

19 de fevereiro de 2025

Kasznar Leonardos estará presente em Congresso da ASPI

Nós, do Kasznar Leonardos, estaremos presentes no XXIV Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Paulista da Propriedade Intelectual, cujo tema será Kasznar Leonardos estará presente em Congresso da ASPI

Ler notícia

23 de dezembro de 2024

Justiça brasileira proíbe cobrança de royalties por tecnologia em domínio público

No último dia de funcionamento do Poder Judiciário antes do recesso forense (período em que os prazos judiciais ficam suspensos e em Justiça brasileira proíbe cobrança de royalties por tecnologia em domínio público

Ler notícia
13079
plugins premium WordPress