Sztartup Desk
25 de março de 2021
- Kasznar Leonardos
O que são healthtechs?
Para proteger os ativos intelectuais, as patentes e as marcas da sua healthtech, você pode contar com a experiência e o know-how do Sztartup Desk! Saiba o que fazem as startups de uma das áreas que mais cresce nos últimos anos.
Com a pandemia da Covid-19, a área da saúde virou uma prioridade ainda maior para milhares de pessoas ao redor do mundo. As tecnologias se tornaram aliadas importantes para o bom funcionamento do setor, trazendo mais acessibilidade a tratamentos e consultas médicas.
É nesse cenário que estão inseridas as healthtechs, startups que desenvolvem soluções pensadas para o setor da saúde e que têm forte base tecnológica. Elas dão suporte e facilitam os processos de toda a cadeia, desde os hospitais e clínicas até médicos e pacientes, impactando milhares de pessoas.
Normalmente, essas empresas seguem um modelo de alto risco, baseado na validação de um projeto inovador. Trabalham com uma cultura ágil, focada em testes e na execução rápida. Por isso, é comum que muitas healthtechs tenham um perfil jovem e contem com investimentos vindos de fundos de venture capital para darem suporte ao seu crescimento.
Como está o mercado de healthtechs no Brasil?
Segundo dados do Distrito Healthtech Report 2020, 50% das healthtechs brasileiras têm menos de cinco anos de operação e ainda estão em fase de estruturação do modelo de negócio. A categoria predominante dessas startups nacionais é a de gestão de prontuário eletrônico.
O Brasil é o maior mercado de saúde da América Latina, segundo dados do Global Startup Eccosystem Report, com mais de US$ 42 bilhões gastos anualmente em cuidados de saúde privados.
No entanto, apesar do alto investimento em iniciativas do setor, ainda há muitas dores e problemas a serem amenizados. Um deles é a carência de soluções de base tecnológica, que representa uma excelente oportunidade de atuação para as startups da área.
Não é à toa que os investimentos em healthtechs estão em constante crescimento. Desde 2014, foram investidos US$ 430 milhões, ao longo de 189 rodadas de venture capital, é o que conta a terceira edição do report de Healthtechs do Distrito.
Outro ponto na análise do cenário atual é o notável movimento de aproximação entre grandes empresas e startups do meio. Seja na criação de hubs e centros de pesquisa, promoção de eventos ou até programas de inovação aberta.
Com o mercado de tecnologia e saúde em alta, cada vez mais as oportunidades são percebidas. Por isso, grandes empresas e healthtechs podem unir forças e criar novas formas de desenvolver seus negócios.
Últimas notícias relacionadas
21 de agosto de 2023
Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas
Em vigência desde 23 de outubro de 2022, a Lei nº 14.451 foi responsável por alterar os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil, cujas disposições versavam sobre os quóruns de deliberação dos sócios nas sociedades limitadas brasileiras. A nova lei alterou os quóruns de decisão em matérias como a modificação do Contrato Social destituição … Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas
14 de março de 2023
Qual a importância do networking para Startups?
O mercado de Startups é conhecido por ter bastante ligação com o investimento e principalmente pela presença de investidores anjo que auxiliam a empresa crescer por meio da injeção de capital. Cl. Você já parou para pensar, como é possível que esses investidores conheçam essas Startups? E ainda depois disso, como acontece para que elas … Qual a importância do networking para Startups?
7 de março de 2023
Modelo híbrido e as Startups
O modelo híbrido tem se mostrado como uma alternativa promissora para a nova realidade das empresas, que precisam exercer suas atividades, mas sem ter tantos custos de manutenção. Essa pode ser uma nova realidade interessante, tanto para o empresário, quanto para o colaborador. O mercado de trabalho está em constante mudança e aprimoramento. E dentre … Modelo híbrido e as Startups