Sztartup Desk
11 de março de 2021
- Kasznar Leonardos
Como registro meu software?
Confira os cinco passos principais para garantir a propriedade e a autoria do seu ativo digital.
Quando a tecnologia é um dos ativos mais importantes de um negócio, é de extrema importância sabermos a melhor forma de protegê-la. Registrá-la como propriedade intelectual da empresa é uma forma de garantir a proteção dos seus direitos e provar a sua autoria.
Esse tipo de proteção é essencial em caso de uma disputa judicial por pirataria ou cópia não autorizada envolvendo um software, por exemplo. Ela também traz mais segurança e simplifica diversas negociações comerciais que tenham o software como protagonista, como contratos de transferência de tecnologia e licenciamento.
Se você ainda tem dúvidas de como fazer o depósito do seu registro, preparamos um simples passo a passo:
1º Conheça o processo
O registro da autoria do seu software será feito perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Junte o máximo de informações possíveis sobre as suas normas e regulações para evitar contratempos.
Nossa sugestão é que você confira o Guia Básico de Programa de Computador do INPI e o Manual do Usuário do e-RPC . Busque também informações sobre assinatura digital e o texto criptografado do código-fonte na forma de resumo hash.
Por último, também é de grande utilidade conhecer a Lei de Software (Lei nº 9.609/98), que aborda a proteção da propriedade intelectual de programas de computador e a sua venda no país.
2º Organize toda a sua documentação
Um passo fundamental é gerar a criptografia do texto ou do arquivo que contenha o código-fonte do seu software, utilizando um algoritmo para transformá-lo em um resumo digital hash.
Esse resumo poderá, então, ser inserido no formulário eletrônico de depósito de registro. Além do resumo, é fundamental incluir a Declaração de Veracidade (DV), que deverá ser criada no sistema Guia de Recolhimento da União (GRU).
3º Pague a GRU
Emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) de código 730. Caso você já tenha cadastro, faça login para gerar a sua GRU. Caso ainda não tenha, cadastre-se no sistema e-INPI para criação de login e senha.
Antes de entrar com o pedido e guardar o número, é necessário pagar o documento. O número de protocolo será importante para dar início ao processo.
4º Realize o pedido
Uma vez paga a GRU, o próximo passo é acessar o e-Software e preencher o formulário online . É neste momento que o resumo hash e a Declaração de Veracidade (DV) assinada digitalmente devem ser inseridos.
Informado o número da GRU, será carregado o formulário de petição eletrônico, no qual você deve preencher todas as informações solicitadas.
5º Acompanhe o requerimento
O tempo médio para o registro ser publicado, depois da verificação do pagamento, é de até 10 dias, contados da data do pedido. Uma forma de acompanhar o andamento do processo é verificando a Revista da Propriedade Industrial (RPI) , que é publicada toda terça-feira.
Também é possível acessar o sistema de busca e selecionar o seu processo para incluí-lo em “Meus Pedidos”. Dessa forma, o sistema avisa por e-mail sempre que houver alguma movimentação no processo. Esse serviço é adicional e prestado pelo INPI, mas não substitui a consulta à RPI.
Uma vez liberado o registro, o certificado será disponibilizado para download no portal do INPI e será válido por 50 anos, contados a partir da data da sua publicação ou a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à ela.
Conte conosco para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e traçar as melhores estratégias para proteger os seus ativos intelectuais.
Últimas notícias relacionadas
21 de agosto de 2023
Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas
Em vigência desde 23 de outubro de 2022, a Lei nº 14.451 foi responsável por alterar os artigos 1.061 e 1.076 do Código Civil, cujas disposições versavam sobre os quóruns de deliberação dos sócios nas sociedades limitadas brasileiras. A nova lei alterou os quóruns de decisão em matérias como a modificação do Contrato Social destituição … Alteração nos quóruns de deliberação nas Sociedades Limitadas
14 de março de 2023
Qual a importância do networking para Startups?
O mercado de Startups é conhecido por ter bastante ligação com o investimento e principalmente pela presença de investidores anjo que auxiliam a empresa crescer por meio da injeção de capital. Cl. Você já parou para pensar, como é possível que esses investidores conheçam essas Startups? E ainda depois disso, como acontece para que elas … Qual a importância do networking para Startups?
7 de março de 2023
Modelo híbrido e as Startups
O modelo híbrido tem se mostrado como uma alternativa promissora para a nova realidade das empresas, que precisam exercer suas atividades, mas sem ter tantos custos de manutenção. Essa pode ser uma nova realidade interessante, tanto para o empresário, quanto para o colaborador. O mercado de trabalho está em constante mudança e aprimoramento. E dentre … Modelo híbrido e as Startups