Análises
6 de setembro de 2024
Bioinsumos da Amazônia: Oportunidades Inexploradas
A Amazônia, com sua rica biodiversidade, esconde um enorme potencial em bioinsumos, um tesouro que o Brasil ainda não aproveitou plenamente.
Atualmente, existem mais de 43 mil patentes registradas no mundo utilizando insumos amazônicos, mas apenas 9% dessas patentes pertencem ao Brasil. Entre os bioinsumos mais explorados globalmente estão o cacau e a mandioca, que dominam 82% dos registros de patentes no mundo e 66% no Brasil. Entretanto, há muitos outros insumos com grande potencial inexplorado, como o cubiu, o ajuru e o patauá.
As universidades públicas desempenham um papel de vanguarda na inovação, representando a maioria dos depositantes de patentes associadas ao patrimônio genético da biodiversidade brasileira. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) destaca que o investimento em pesquisa e desenvolvimento na área de bioinsumos da Amazônia é essencial para fortalecer o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil.
A bioeconomia amazônica pode se tornar um dos pilares do desenvolvimento sustentável no país, mas isso só será possível com investimentos robustos em inovação e proteção dos recursos naturais.
Para aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre bioeconomia e patentes de bioinsumos, a equipe de especialistas do Kasznar Leonardos está pronta para ajudar. Entre em contato pelo e-mail mail@kasznarleonardos.com.
Últimas notícias relacionadas
3 de dezembro de 2024
Kasznar Leonardos celebra o Dia Nacional do Combate à Pirataria
Celebramos hoje (3) o Dia Nacional do Combate à Pirataria, uma data que nos convida a refletir sobre os graves impactos causados … Kasznar Leonardos celebra o Dia Nacional do Combate à Pirataria
20 de novembro de 2024
Kasznar Leonardos produz revista em celebração ao Dia da Consciência Negra
Hoje, celebramos o Dia da Consciência Negra. Para resgatar um dos maiores símbolos culturais desse povo, preparamos um material especial sobre a … Kasznar Leonardos produz revista em celebração ao Dia da Consciência Negra
1 de novembro de 2024
Não é apenas o piloto que precisa de proteção: o direito marcário na F1
Neste final de semana acontecerá o Grande Prêmio de São Paulo. Estima-se que mais de 90 mil pessoas, por dia, irão ao … Não é apenas o piloto que precisa de proteção: o direito marcário na F1